Curiosidades

FLOR CADÁVER - A MAIOR FLOR DO MUNDO

Quem visitou o Inhotim no início deste ano, se surpreendeu com esta espécie e não se arrependeu.
A flor cadáver - Arácea titan-arum (Amorphophallus titanium) trouxe expectativa não apenas a equipe do Instituto Inhotim, como também a todos nós, visitantes curiosos.
Sua descoberta foi em 1879 nas florestas tropicais da Sumatra, na Indonésia.
No auge da floração o espádice creme amarelado incha podendo alcançar os 3 metros. Neste momento mágico, a flor se abre e revela em seu interior uma cor vermelho sangue.
É um espetáculo, em um ciclo de 4 dias.
O odor pútrido de carne podre, que atrai insetos polinizadores, podia ser sentido ao longe, mas valeu pela dimensão da flor. Agora, é esperar por mais dois anos.

Alessandra Casarim

MARIA SENSITIVA
Quando pequena e isto não faz muito tempo rsrsrs.... adorava tocar na Mimosa pudica ou planta sensitiva. Ela possui uma curiosa sensibilidade: as folhas se dobram  e tombam quando são tocadas.
Cantávamos: Dorme Maria, dorme! Quando acordar, não me amole!
Alguém se lembra disto? 

BAOBÁ -  ÁRVORE GARRAFA

O Baobá é conhecido como ‘árvore garrafa’, não só por parecer-se com uma, mas também porque é capaz de armazenar cerca de 300 litros de água.
"Os Baobás são originários da África e se destacam pelo tamanho e pela forma gigantesca. Chegaram no Brasil trazidos pelos sacerdotes (escravos) africanos e foram plantados em locais específicos para os seus  cultos religiosos. Existe poucos baobás atualmente no Brasil, e a maioria está no Estado de Pernambuco."Wikipédia
"Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando". (Livro: O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry).

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo!
Parabéns seu blog é muito bom.

Denise Dumont disse...

Ei,
Alê,vi seu painel na revista minha casa.
Menina você vai longe!!!
Beijos e tudo de bom pra vc.