Há seis anos, uma turminha muito especial, de nariz vermelho, vem fazendo a diferença no Hospital Nossa Senhora das Graças. São palhaços que fazem de conta que são médicos para crianças que fazem de conta que acreditam. Um grande trabalho que envolve também toda a equipe do hospital.
De repente, algo inusitado a chamou para além da cama de seu filho: palhaços? Diante do estranhamento e da surpresa, permitiu-se ficar sem pensar em nada. Um antagonismo entre aquelas imagens coloridas e o ambiente. Sua racionalidade buscava uma coerência nas informações. Porém, deixou-se levar por aquela lógica absurda e depois agradeceu a si mesma por ter-se deixado levar pela magia. Por alguns momentos, captou nos olhares daqueles ‘médicos’ a ingenuidade e a energia adormecidas com seu filho e isso a cativou. Era um convite irresistível! Alguns minutos depois, deu-se conta de que estava sorrindo. E, através de música, que substituiu os ruídos do aparelho, e de bolhas de sabão, sentiu que seu filho estava sendo homenageado. Reviu a situação que estava vivendo e a tristeza se transformou em orgulho. Afinal, ele estava lutando para viver. Esforçou-se para guardar aquela sensação. Sabia que precisava dela como um combustível para continuar a enfrentar aquela experiência na qual a vida a tinha colocado.
A Patrulha da Alegria é um grupo voluntário de palhaços que atua na pediatria do Hospital Nossa Senhora das Graças desde 2005, todas as quartas-feiras e aos sábados, em duplas ou em trios.
2 comentários:
Doutor Bulachão e Doutor Sorriso sempre me contam histórias dos feitos dos palhaços. Vida de palhaço é vida dura. Aplausos incessantes para essa turma!!!
Medicos da alma infantil!
Postar um comentário