23 de jun. de 2010

Resíduos Gerados na Construção Civil

Os resíduos da construção civil representam um percentual significativo dos resíduos gerados nas áreas urbanas. Estima-se que os RCD’s - Resíduos da Construção Civil e Demolição - representam 40% a 60% do resíduo sólido urbano gerado. As perdas e sobras destes materiais impactam duplamente o meio ambiente: além de representar um alto custo ao consumidor, os rejeitos têm se destacado pelo grande volume coletado diariamente nas grandes cidades. O pior, ainda podem ser vistos em locais públicos como lotes vagos e áreas de matas ciliares, fruto do desperdício e falta de gerenciamento.
A disposição de resíduos em locais inadequados contribui para a degradação da qualidade ambiental local, impactando negativamente o meio físico, biótico e antrópico.
A queima de resíduos nos canteiros de obras também é um grande problema, além de proibida, provoca deterioração da qualidade do ar. Esses fatores prejudicam a saúde dos trabalhadores e causam incômodos significativos para a comunidade de entorno.
A saída é garantir condições ambientais satisfatórias, através da Aplicação da Educação Ambiental nos canteiros de obras. Este projeto contempla ações corretivas e preventivas visando aplicar o sistema de controle de poluição, o uso adequado do solo, da água, o gerenciamento dos resíduos sólidos e o treinamento do uso de EPIs visando o trabalho seguro aos profissionais envolvidos.
Fazer a caracterização, triagem, acondicionamento e transporte, ou seja, gerenciar os resíduos da construção Civil e outros vão possibilitar a valorização dos mesmos pelo reuso e reciclagem. Esta ação agrega valor à obra e as empresas envolvidas além de promover uma construção ecologicamente correta. Ao contrário dos que pensam que treinamento ambiental é perda de tempo, quem não se adequar estará fora do mercado.
Contratar um bom profissional, uma construtora consciente com enfoque ambiental é a saída para os clientes que se preocupam com o bem estar e a qualidade de vida local e do planeta.

Alessandra Casarim

Um comentário:

Anônimo disse...

Você é uma professora em extinção.
Amo suas aulas.Você acredita no que transmite.
Nunca me esquecerei das suas aulas. Você é 10!
Débora Cançado 2MA Turma B