22 de set. de 2011

Cemig promove debates sobre arborização urbana e lança o Manual de Arborização


O Circuito Cemig de Arborização Urbana chega a Belo Horizonte neste mês de setembro, dia 27. O evento promovido pela Cemig, está percorrendo todo o interior do Estado com a proposta de discutir as boas práticas de arboricultura, além de aprimorar os trabalhos dos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.
Desde março, já foram realizados cinco encontros, distribuídos nos municípios de Juiz de Fora, Divinópolis, Varginha, Governador Valadares e Uberlândia.  Em outubro, o Circuito se encerrará em Montes Claros. O evento conta com a participação de profissionais da Cemig, prefeituras municipais, estudantes universitários, organizações não governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental.
Uma das atrações do evento é o lançamento da nova versão do Manual de Arborização. Com sua primeira publicação feita em 1986, sendo utilizado amplamente pelos mais variados interessados no tema. O material foi editado com o intuito de prover informações técnicas a respeito da compatibilização e o convívio entre a distribuição de energia elétrica e a arborização, visando subsidiar aqueles que, de alguma forma, participam da gestão de serviços urbanos.
O evento em Belo Horizonte acontecerá no auditório do edíficio-sede da Cemig e também contará com exposições de fotos, bonsai e pequenas ferramentas para poda de árvores.
Inscrições
As inscrições vão até o dia 25 de setembro. Você pode se inscrever pelo e-mail circuitoarborizacao@cemig.com.br informando:
• Nome
• Empresa
• Cargo
• Telefone
• E-mail
Programação 
7h30min - Credenciamento              
8h15min - Abertura
9 horas - Lançamento do Manual de Arborização
9h20min - Cenário mundial da arborização urbana – Pedro Mendes Castro - SBAU
9h50min - Café da manhã
10h10min - Coleta de sementes e produção de mudas de alto padrão para arborização urbana – Gladstone Corrêa – Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte
10h40min - Avaliação de Árvores de Risco – Carlos Delbem – PRB Ambiental
11h10min - Inventário de Arborização Urbana no Município de Timóteo – Bruno Reis Alcântara – Pref.Timóteo
11h40min - Palavra aberta
12 horas - Intervalo para almoço
13h30min - Programa Premiar – Carlos Alberto de Sousa – Cemig
14 horas - Gestão da arborização urbana em Contagem – Érika Pacheco – ConParq
14h30min - Segurança na prática de poda de árvores – Gustavo Charlemont – SINDIMIG
15 horas - Arborização urbana e sistema elétrico – Fernando Cesar Bragança – Cemig
15h30min - Café da tarde
15h45min - Planejamento urbano – Jeanne Almeida da Trindade – Pref. Rio de Janeiro
16h15min - Inventário de arborização urbana no município de Belo Horizonte – Márcia Mourão - PBH
16h45min - Palavra aberta
17 horas - Encerramento

2 comentários:

Anônimo disse...

Importante discutir a arborização como um elemento para o bom planejamento urbano de nossas cidades. Infelizmente o que vemos atualmente são apenas ações paleativas diante da realidade atual.
Um seminário envolvendo uma empresa que diretamente está ligada a intervenções constantes nos espécimes arbóreos da cidade é de suma importância e demonstra o interesse numa boa gestão da nossa arborização urbana.

Glênio

Alê Casarim disse...

Estamos caminhando... Feliz em saber que iremos todos juntos...
Abraços meu amigo